Sinais de orgulho e de inteligência emocional

Sinais de orgulho e de inteligência emocional

Escrito por Dr. Cesar Vasconcellos de Souza
sinaisDeOrgulhoO orgulho pode viciar e perturbar o relacionamento social. Ao contrário, a humildade facilita o contato humano.

O orgulho é uma droga. Vicia e produz problemas no relacionamento entre as pessoas. Ele pode se transformar em vaidade, ostentação, arrogância. Pessoas orgulhosas no sentido negativo, geralmente superestimam suas capacidades, crendo ser melhor ou mais importante que as outras pessoas.

O indivíduo orgulhoso tem, no fundo, uma sensação de fraqueza, embora externamente se posicione como poderoso. Sua arrogância é um disfarce para sentimentos profundos de desvalor e problemas com autoestima.

É verdade que pessoas com aparência de orgulho são, na verdade, tímidas e com dificuldades de conexão social. Por serem tímidas e inseguras socialmente, elas se protegem de uma maneira que dá a impressão de serem orgulhosas, quando, na verdade, não o são. Quando você se aproxima delas, podem descobrir que são boas pessoas, e que aquela aparência de orgulho não corresponde ao que elas revelam no contato mais de perto.

Segundo Dr. Neil Nedley, médico norte-americano, características do orgulho podem ser:

1)Tentar ser notado.

2)Ansiar por atenção.

3)Fazer tudo para receber elogios.

4)Detestar a ideia de ser subordinado.

5)Defender seus direitos pessoais de maneira exagerada.

6)O orgulhoso critica as pessoas que fazem observações em relação a ele. Ou seja, o orgulhoso não aceita nenhuma crítica.

7)Excesso de sensibilidade.

8)Crença de ter qualidades que não possui.

9)Tendência de controlar outras pessoas.

10)Sentimento de querer ser importante no grupo.

Não necessariamente, mas frequentemente o uso de jóias, tatuagens, piercings, roupas provocativas podem ser sinais também de orgulho. Podem indicar o desejo da pessoa chamar a atenção sobre si mesma.

O contrário de orgulho pode ser a humildade. Humildade não é sinônimo de pobreza. Há pessoas ricas materialmente que são humildes. E há pessoas pobres materialmente que são orgulhosas.

A humildade abre o caminho para a luz entrar na pessoa e iluminar sua mente na direção da verdade, da paz, da serenidade e da produtividade, facilitando o relacionamento social.

A humildade é simplicidade prática, e isto não é mediocridade. Para ser realmente uma pessoa humilde, você precisa ser grande. E para ser grande de verdade, você precisa ser humilde. Isto equivale dizer que se uma pessoa faz os outros segui-la por temor, ela é chefe. Se faz os outros segui-la por admiração e amor, ela é líder. O líder pode se tornar orgulhoso, mas quando isto ocorre, as pessoas sábias e humildes verão que ele tem perdido a humildade e, com isso, o bom modelo a ser seguido.

A felicidade está na simplicidade, na humildade, e isto depende bastante da (1)consciência de si mesmo, (2)do aprendizado da administração das próprias emoções, (3)do reconhecimento das emoções nas outras pessoas, (4)da administração dos relacionamentos com os outros e (5)da capacidade de automotivação para atingir os objetivos e alvos pessoais. Sendo estes cinco pontos caracterizados com o que chamamos de “inteligência emocional”.

Não deixe o orgulho tomar conta de você. Escolha agir com humildade. É mais leve e melhor para a saúde mental, viver em comunidade e paz interior.

Maranata!!! De Seus amigos Adventistas do Sétimo Dia!!!

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x